Como vender mais através do Marketing Digital em Brasília-DF

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O atual panorama da economia brasileira não é dos melhores, mesmo aqui em Brasília-DF. Em algumas análises, sabe-se que a economia em seu primeiro trimestre já recuou. Altos índices de inflação, muitos produtos com o preço acima do esperado, fábricas proporcionando demissões em massa e empresas enfrentando muitas dificuldades para continuar com o seu crescimento ou até mesmo para se manter no mercado, que apesar da crise, continua competitivo. Muitos empresários se veem obrigados a desenfrear o crescimento de sua empresa para que futuramente os riscos sejam menores, enquanto procuram uma resposta, já que não conseguem mais vender o suficiente.

Neste contexto, uma solução bastante viável para empresas tanto em Brasília quanto em qualquer cidade do mundo é o investimento no marketing digital. O foco desse tipo de marketing é a criação de estratégias voltadas para a interface web. Basicamente são atividades executadas online com o objetivo de atrair novos clientes.

Entenda agora como vender mais através do Marketing Digital.

Diferente do marketing comum, o marketing digital oferece contato direto com o cliente, proporcionando para a empresa a oportunidade de saber quais são as preferências e o que desagrada o seu público. Outro ponto importante em relação ao marketing digital é que acaba por ser mais barato se comparado com o investimento nas mídias tradicionais, como publicidade para TV, outdoors, entre outras, visto que o espaço para a divulgação vem da própria empresa. A média hoje em dia de 01 (um) outdoor na EPIA (Próximo ao Park Shopping) é de R$3.000,00 por mês e nada garante que o seu público alvo está sendo atingido e muito menos é possível mensurar esse tipo de estratégia.

Algumas das estratégias usadas no marketing digital são baseadas em estratégias de posicionamento para sites de buscas. Uma boa técnica de otimização que vai ajudar a aumentar suas vendas é o SEO Local, que se baseia no fato de que sites de busca geralmente possuem mecanismos que vasculham o site a fim de determinar em qual assunto ele se encaixa de acordo com o local pesquisado, por exemplo “Pet Shop em Brasília”. Quando uma empresa otimiza o seu site, ela consegue determinar, através de palavras-chaves em seu conteúdo, qual posição o site ficará na página de busca, gerando mais acessos ao seu site. Com o SEO Local o tráfego é mais qualificado ainda mais se seu negócio atende localmente  e com uma boa Consultoria SEO todo esse tráfego tem mais chances de se tornarem novos clientes.

Outra estratégia bastante usada é a de funil de vendas ou campanha de vendas, onde é desenvolvida uma série de pequenos passos para que a empresa atraia mais clientes através de algumas ações como: Lista de e-mails, landing pages, criação de conteúdo em vários canais (blog, vídeo, e-books) correspondente ao que a empresa produz ou/e oferece, análise segmentada, levando a um relacionamento com esse público, criando assim um processo de vendas automatizadas.

Assim como a publicidade tradicional, o marketing digital possui agências específicas que trabalham apenas com a elaboração desse tipo de conteúdo. Especializadas em fornecer um resultado esperado e profissional, com a vantagem que os custos serão menores do que o investimento em uma agência de publicidade onde o foco, muitas vezes, está na imagem e não no conteúdo.

É claro que muitas vezes o problema da empresa pode ser além de ter dinheiro para investir nesse ou naquele tipo de meio para propagar os seus produtos ou serviços. Muitas vezes o problema pode ser por que, de fato, a empresa não está vendendo e também não consegue atingir novos clientes.

Gosto bastante de e-books e livros que trazem conteúdos práticos e por isso vou listar algumas dicas de como aumentar as suas vendas:

  • Fazer análise de mercado em busca de um nicho:
    A maioria dos ramos dispõe de diversos nichos, faça uma análise de mercado para perceber se esse nicho tem audiência, porque se você escolher um tema que não tem, melhor escolher outro rapidamente.
  • Analisar os produtos disponíveis no seu nicho de mercado:
    Após saber que o seu nicho tem uma boa audiência, aí você precisa saber também se existem produtos que você possa promover, pois você só irá ganhar dinheiro com o seu nicho de mercado se tiver produtos para vender à sua audiência, caso não existam produtos nesse nicho você tem duas opções:

01 – Criar os seus próprios produtos no seu nicho de mercado

E quando você cria os seus produtos no seu nicho de mercado por não haver produtos disponíveis, sabe o que acontece?

Simples, vai ser você a liderar esse nicho de mercado, pois se não há qualquer produto criado nesse nicho de mercado, então você pode criar seus próprios produtos e nem sequer vai ter qualquer concorrência.

02 – Escolher um nicho de mercado diferente
Se você não sabe ou não quer criar os seus próprios produtos e também não tem produtos disponíveis, então só lhe resta escolher outro nicho de mercado que tenha todas as condições indicadas atrás para que você possa ganhar dinheiro com sua escolha.

dunkin donuts em brasíliaUm belo exemplo de nicho aqui em Brasília é o Dunkin’ Donuts especialista em donuts (rosquinhas) e cafés, que teve seu lançamento bem sucedido graças as Redes Sociais que criaram uma grande expectativa e o fortalecimento de marca da empresa.

A contratação de profissionais adequados para o gerenciamento do marketing digital da empresa, que conheçam as estratégias desse mercado, que saibam como atrair novos clientes e manter os antigos através de ações e criação de conteúdo, é fundamental. Principalmente um profissional que foque no retorno investido para a realização do marketing digital.

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Thiago Teofilo

Diretor e Fundador da Aliveweb, com experiencia no mercado do Marketing Digital a mais de 5 anos, sou apaixonado por resultados e por projetos que ajudem as pessoas, tenho como foco desenvolver ferramentas de vendas para os nossos clientes. Criar planejamento para melhorar a credibilidade e rentabilidade de empresários e empresas é uma das minhas maiores realizações.
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